quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Prefeitura e Coplacan garantem produção e comercialização de hortaliças processadas

Até o final deste ano será concluída a fase de instalação de equipamentos da Unidade de Processamento Mínimo de Hortaliças, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT). A previsão dos parceiros envolvidos no projeto, Prefeitura de Ponte Nova, Coplacan, UFV, Emater e Agevale, é de que o processamento inicie, em caráter experimental, em fevereiro de 2012. Um levantamento está sendo realizado junto às associações rurais, no sentido de verificar o número de produtores interessados em fornecer hortaliças para o processamento. Em janeiro começa também a seleção de estudantes, filhos de agricultores familiares, para fazer estágio na Unidade Eles receberão uma bolsa de estudo, como alunos aprendizes, e terão instruções de como processar alimentos, cuidados de higiene e noções de comercialização de produtos hortigranjeiros.

Um caminhão com baú refrigerado, com capacidade de 1.300 kg de carga, foi recentemente incorporado ao projeto. Ele servirá para a entrega dos produtos processados. Um convênio está sendo firmado entre a Prefeitura e a Coplacan, que ficará com a tarefa de gerenciar a Unidade e comercializar as hortaliças processadas. 
Os produtos ganharão o mercado local e regional, com selo de inspeção municipal, e as chancelas dos parceiros. Um dos objetivos do projeto é o de agregar valor aos produtos agrícolas. Parte do lucro que for apurado nas vendas será destinado aos fornecedores de matéria-prima.

O projeto recebeu investimentos da ordem de R$ 200 mil, sendo parte do Governo de Minas, via emenda parlamentar do ex-deputado Carlos Gomes, contrapartida da Prefeitura.

“O projeto está requerendo um esforço de execução muito grande dos parceiros, principalmente da Prefeitura, pois é bastante complexo e inédito. Contudo, será de muita importância para nossos agricultores”, explicou José de Sousa Mota, presidente da Coplacan.
   
"Trata-se de um produto diferenciado, que terá aceitação no mercado. O importante é que haverá agregação de valor às hortaliças fornecidas pelos agricultores. O projeto é complexo, cheio de detalhas, mas trará bons resultados", explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Alfredo Padovani.


Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Ponte Nova