sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Política de Turismo discutida em reuniões plenárias


A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Ponte Nova realizou em 6/12, na sala de reuniões da Prefeitura, a terceira reunião plenária para debater o Plano de Turismo do município. Antes, em novembro houve reuniões em Anna Florência e Pontal. Estas comunidades ouviram propostas para motivar o turismo regional, aproveitando o potencial de antigas usinas e fazendas, bem como o conjunto paisagístico do Chopotó, e ainda a possibilidade de uma Ciclovia Ecoturística, valorizando alguns espaços de rara beleza e valor histórico: o Cemitério dos Escravos e as manifestações locais.
Em Ana Florência, os participantes destacaram a necessidade de se reformar a casa da comunidade, ao lado da Igreja católica, que seria o espaço para um memorial e ainda para expor produtos culinários e artesanais. A comunidade expressou também o desejo de retomada de sua tradicional festa junina, antes, espaço privilegiado da família. O “Boi Laranja” também foi lembrado como valor cultural a ser resgatado.
No distrito do Pontal, a comunidade destacou a importância do cemitério dos escravos, do Chopotó, bem como de suas tradições, como a “Folia de Reis”, o “Boi Ramim” e a Festa Junina. O valor da culinária e a “contação” de estórias também foram lembrados. Ambas as comunidades manifestaram entusiasmo pela possibilidade de retomada de seus valores patrimoniais e culturais.
O secretário de Cultura Gilson de Oliveira falou da possibilidade real de uma Ciclovia Ecoturística, de recompor o Cemitério dos Escravos, com pavimentação do caminho que lhe dá acesso e estuda com o setor financeiro da Prefeitura a reforma da casa de Ana Florência, que serviria de espaço memorial.


Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Ponte Nova