segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Penitenciária de Ponte Nova dá exemplo de trabalho de ressocialização de detentos


Na manhã desta sexta-feira (2/12), dezenas de pessoas estiveram presentes na cerimônia de inauguração de cinco galpões e um pomar e horta comunitários, destinados ao programa de ressocialização e trabalhos de detentos do Complexo Penitenciárío de Ponte Nova, CPPN. Também foi inaugurada uma sala multiuso para cursos de capacitação, treinamentos e palestras, e uma sala de atendimento da OAB.
A cerimônia contou com presença do Secretário de Defesa Social de Minas Gerais Lafayete Andrada, diversos assessores, vários dirigentes de núcleos prisionais de cidades mineiras, que foram recepcionados pela direção do CPPN, agentes penitenciários, servidores e alguns detentos em regime semi-aberto. 
A administração municipal, parceira ativa do CPPN, esteve representada pelo Secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Guilherme Castanheira, em virtude de o Prefeito Joãozinho de Carvalho, estar em viagem à Brasília, acompanhando Movimento dos Prefeito Pró Emenda 29 (mais recursos financeiros para a Saúde)

Nos galpões são desenvolvidos seis projetos de ressocialização em atividades ligadas à horticultura, reaproveitamento de materiais até a produção de gaiolas, cortinas, aventais bloquetes, bolas de vôlei, futsal, futebol de campo e a própria capacitação dos presos.
A sala multiuso será utilizada para a capacitação dos detentos, em parceria com a Prefeitura de Ponte Nova, Caixa Econômica Federal, SEBRAE, Senar e o SENAI.
A horta comunitária do Projeto Semear é uma parceria entre o Complexo Penitenciário e a Prefeitura de Ponte Nova, por meio da qual trinta  presos trabalham no cultivo de frutas, verduras e legumes. A produção é distribuída a entidades filantrópicas do município.
A sala da OABb será destinada aos advogados que irão aguardar pelo horário de atendimento de seus clientes. O local foi equipado pela própria Ordem com o objetivo de melhorar e agilizar o trabalho.

Os projetos já estão em andamento e ocupam, atualmente, 120 detentos. A ideia é que, após a inauguração dos novos espaços, esse número seja dobrado. Os galpões e a sala multiuso foram construídos com investimentos dos próprios parceiros: Fábrica de Gaiolas Eldorado, Plast - Nova, Construtora Rio Doce, Bartofil e Pré - Mais. 

O trabalho, junto com o estudo, é um dos pilares da política de humanização e ressocialização desenvolvida pela Subsecretaria de Administração Prisional (SUAPI).
Em todo o estado, há mais de onze mil presos trabalhando enquanto cumprem pena.
Apenas no Complexo Penitenciário de Ponte Nova são cerca de cento e vinte  detentos que trabalham na fabricação de bolas, gaiolas, plantio de mudas para reflorestamento, construção civil e manutenção da unidade.
Há ainda, oficinas de trabalho como horta e pomar, costura, marcenaria, reciclagem e jardinagem.
Pelo trabalho os presos recebem remissão de pena – a cada três dias trabalhados, um dia  a menos no cumprimento da sentença – e, em alguns casos, remuneração.

Na cerimônia, a direção do Complexo Penitenciário homenageou entidades    empresas e cidadãos que atuam para o bom desempenho dos trabalhos penitenciários.
Foram homenageadas a Prefeitura de Ponte Nova, os ex-juízes de Direito de Ponte    Nova, Cairo Luiz Cordeio Gibran e Adriana Fonseca Barbosa Mendes, Eduardo         Henrique Soares (Kadu); a Gaiolas Eldorado (Jairo Neves), Plast - Nova;       Grupo Bartofil (Antonio Bartholomeu Barbosa), Construtora Rio Doce (José Mauricio Pereira).
     
Na ocasião foram descerradas placas alusivas as inaugurações dos galpões,    sala      multiuso e horta/pomar comunitários.
     
Ao final a cerimônia as autoridades visitaram os locais que motivaram a solenidade     mantendo estreito contato com os presos trabalhando nos galpões e horta/pomar.


Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Ponte Nova