terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Prefeitura de Ponte Nova alerta a população sobre risco de inundação

Devido às constantes chuvas, a prefeitura de Ponte Nova divulgou na manhã desta terça-feira, um comunicado alertando a população sobre o provável aumento nas águas do Rio Piranga, que corta a cidade.

COMUNICADO DA PREFEITURA DE PONTE NOVA

A PREFEITURA MUNICIPAL INFORMA QUE DEVIDO À INTENSIDADE  DAS CHUVAS QUE CAEM, INSISTENTEMENTE, NO VALE DO PIRANGA E EM PONTE NOVA, O NÍVEL  DO RIO PIRANGA SE ELEVARÁ PRÓXIMAS HORAS OCORRENDO TRANSBORDAMENTO EM RUAS, AVENIDAS E ESTRADAS.
ORIENTAMOS AOS MORADORES E COMERCIANTES QUE SE SITUAM NAS MARGENS DO RIO PIRANGA QUE RETIREM SEUS PERTENCES E SE PROTEJAM.
O TRANSBORDAMENTO DO RIO PIRANGA TERÁ INÍCIO POR VOLTA DE 11 HORAS DA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA (3/01/2012)  E SE ELEVARÁ NAS HORAS SEGUINTES, SEM NENHUM OUTRO TIPO DE PREVISÃO.

COMUNICADO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

 A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica faz um alerta à população para os riscos de contágio de doenças como a leptospirose que podem ocorrer por ocasião de enchentes.

Saiba mais
A leptospirose é uma doença infecciosa aguda, de difícil diagnóstico, que apresenta sintomas como febre e dores no corpo. O contágio pode ocorrer através da água, alimento ou solo contaminado pela urina de animais que portam a bactéria Leptospira. Não só os roedores, mas cachorros, bois, cavalos e porcos infectados podem ser responsáveis pela difusão da bactéria que penetra na pele e atinge a corrente sanguínea.

Prevenção

Quando o nível da água começa a subir, as pessoas em áreas de risco procuram salvar o número máximo possível de objetos e bens (móveis, eletrodomésticos e até mesmo automóveis). Porém, a SEMSA  orienta sobre as imersões prolongadas e o contato demasiado com água que pode estar contaminada. “Recomenda-se o uso de botas de cano longo e luvas de borracha, além do cuidado com a correnteza e objetos submersos que podem causar ferimentos”, lembra a enfermeira Paula Solar. Para fazer a limpeza deve-se usar água com sabão e apenas as mãos para esfregar, evitando o uso de substâncias abrasivas como buchas, esponjas e produtos de limpeza pesada que podem machucar a pele. “Essa lesão serve como local de entrada para os microorganismos”, complementa a enfermeira.
Sintomas
A doença pode ser assintomática. Quando se instalam, os sintomas são febre alta que começa de repente, mal-estar, dor muscular (mialgias) especialmente na panturrilha, de cabeça e no tórax, olhos vermelhos, tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarréia, desidratação, manchas vermelhas no corpo e meningite.Em geral, os sintomas regridem depois de três ou quatro dias. Mas a melhora pode ser transitória. Icterícia, hemorragias, complicações renais, torpor e coma são sinais da forma grave da doença. O período de incubação da leptospirose, transmitida por roedores domésticos, vai de um a 30 dias após o contato com o agente infeccioso,
Em qualquer circunstância, é importante procurar atendimento médico.

Fonte: Prefeitura de Ponte Nova