domingo, 8 de janeiro de 2012

Nota da Secretaria Municipal de Saúde - Vamos nos proteger das enchentes

VOCÊ É O MAIOR RESPONSÁVEL POR SUA SAÚDE E DE SUA FAMÍLIA

As doenças mais comuns que ocorrem após enchentes são:
Leptospirose (transmissão pelo contato mucosa ou da pele com cortes ou arranhadura com água ou lama contaminada pela urina de animais infectados);
Dengue (transmissão através da picada de mosquito Aedes aegypti);
Hepatite A e E (transmissão fecal /oral – direta ou indireta);
Doenças diarréicas (pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados);
Tétano;
Traumas e lesões.

O que devemos fazer?
Antes...
Não jogue lixo na rua, em lotes vagos, quintal da casa ou riachos. O lixo nas ruas entope os bueiros e as bocas de lobo, podendo provocar inundações e favorecer o crescimento de mosquitos, ratos e baratas. O lixo jogado nos córregos pode represar a água causando mais enchentes.
Evite que os animais e a água contaminada entrem em contato com os alimentos.
Mantenha seu cartão de vacina em dia.

Durante...
Não use água contaminada pelas enchentes para beber, lavar pratos, escovar os dentes, lavar e preparar alimentos ou fazer gelo.
Se o abastecimento de água tratada estiver comprometido, você pode utilizar fontes alternativas de 3 maneiras:
a água deve ser fervida durante 1 a 2 minutos depois “bata” a água passando de uma vasilha limpa para outra vasilha limpa,
adicione 2 gotas de hipoclorito de sódio 2,5% para cada litro de água e aguarde 30 minutos antes de consumi-la ,

Lembre-se que a água tratada deve ser armazenada em recipientes limpos e bem tampados.
Você pode também consumir água engarrafada (água mineral).
Evite andar com os pés descalços em água de enchente, se necessário use luvas e botas de borracha e, se não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e pés, evitando o contacto da pele e de ferimentos com águas da enchente;

Não deixe que as crianças brinquem com água parada ou nas enxurradas

Depois... Hora da faxina!!!
Remova a lama e a água contaminada de sua casa, não esqueça de se proteger com luvas e botas de borracha ou sacos plásticos duplos, amarrados nos pés e mãos.
Limpe o piso e as paredes com uma solução de água sanitária: para um balde de 20 litros de água, adicionar 4 xícaras de café (50 mL) ou 1 copo de 200 ml de água sanitária.
Vamos tratar a água dos poços e limpar as caixas d’água de acordo com as orientações do agente de saúde.
Lembre-se que na época das enchentes são comuns os cortes, arranhões e outros ferimentos. Mantenha em dia o cartão de vacina e tome cuidado no momento da limpeza.
Para controlar o aumento do número de mosquitos, elimine toda água parada existente em objetos como pneus, garrafas, vasos de plantas latas, etc.
Não encoste ou coloque as mãos em postes ligados à rede elétrica;
Cuidado com os animais peçonhentos como cobras, escorpiões e aranhas, eles podem estar escondidos ao redor ou mesmo no dentro das casas, próximos a entulho, lixo e alimentos espalhados pelo ambiente.

O hipoclorito de sódio 2,5% para tratamento da água de consumo é distribuído pelos postos de saúde e equipes de PSF;

Lembre-se:
A água contaminada pode transmitir doenças graves como febre tifóide, hepatites, leptospirose e diarréias.
Se alguém tiver febre, diarréia, dores ou outros sintomas PROCURE A UNIDADE DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA DE SUA CASA.
ENTERRAMENTO DE ANIMAIS

Todos os animais mortos devem ser recolhidos e enterrados.Quando não for possível enterrá-los, deve-se jogar cal ou desinfetante sobre os mesmos, até que se apresente o momento oportuno para o enterramento.

CUIDADOS COM O LIXO
Nunca jogue lixo em enscostas, córregos, margens de rios ou áreas verdes. Lixo em encostas provoca deslizamentos e atrai roedores.
Não jogue lixo nas vias públicas para evitar o entupimento dos bueiros (bocas-de-lobo) que dificultam o escoamento da água e assoreamento o leito dos rios.
Não acumule lixo em entulhos próximos a sua residência.
Só ponha o lixo na rua pouco antes do lixeiro passar.
Coloque o lixo em lugares altos e fechados.
Mantenha as caixas d’agua, ralos e privadas tampados.
Não jogue no rio sedimentos, troncos móveis, materiais, lixo que impeça o seu curso, provocando transbordamentos.
Organize com seus vizinhos a limpeza das encostas.

PROMOÇÃO DO CONTROLE DA POPULAÇÃO DE ROEDORES:
Medidas de anti-ratização, como o manejo adequado do lixo, correto armazenamento de alimentos e todas outras medidas que dificultem a presença, como também, o acesso dos roedores (manter limpa a residência e seus arredores, livres de mato, entulho e lixo, vedar os buracos ou frestas, etc.)
Medidas de desratização são programadas, coordenadas e executaddas através das Secretarias Municipais de Saúde.

DOENÇAS MAIS COMUNS QUE OCORREM APÓS ENCHENTES:
LEPTOSPIROSE:
O aumento do índice pluviométrico e as freqüentes enchentes predispõem ao aumento do número de casos suspeitos da leptospiroses.
A Leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada leptospira presente principalemente na urina de animais transissores, como os cães, bovinos, suínos, cavalos, cabras, o próprio homem e principalmente os ratos.
Em situações de enchentes, a urina destes animais contaminada com a letospira, está presente nas enxurradas e lama contaminada pela letospira. O risco de transissão aumenta quando as pessoas retornam às suas residências para proceder a limpeza das casas entram em contato com a lama contaminada.
Após o contato com a fonte de infecção o período de incubação médio é de sete dias, podendo variar de 03 a 20 dias.
Os sintomas mais freqüentes são febre alta, dor de cabeça, náuseas, dores musculares, principalemnte nas panturilhas (batata-da-perna), podendo ou não ocorrer icterícia (coloração amarela em mucosa e pele);
A leptospirose é uma enfermidade que pode se apresentar desde uma forma leve a moderada até a forma grave com evolução para o óbito, mas possui tratamento. Assemelham-se com outras doenças infecciosas, principalmente, acompanhados de uma  história epidemiológica de contato com as águas de enchente ou esgoto, devem procurar imediatamente, o Centro de Saúde mais próximo. Não esquecendo de relatar ao médico o contato com água ou lama de enchente.
Na notificação do caso clínico com sintomatologia semelhante a outras Febres Hemorrágicas, sem informações epidemiológicas, o médico poderá notificar na ficha própria do SINAN da enfermidade de suspeição e anotar no cabeçalho da ficha “Percorrer o Protocolo de Febres Hemorrágica”.
Portanto todas as unidades de saúde dos municípios atingidos por imundações devem ficar em alerta para ocorrência de casos suspeitos de leptospirose, bem como o seu tratamento precoce, evitando, assim o óbito.
1. DENGUE: Transmissão através da picada de mosquito Aedes aegypti.
2. HEPATITE A e E: Transmissão fecal/Oral, direta ou indireta.
3. GASTROENTERITE AGUDA: Pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados.


Fonte: Ascom Prefeitura de Ponte Nova/Coordenadoria de Vigilância