segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Residência médica em Ponte Nova, a partir de janeiro de 2012


O Prefeito de Ponte Nova, Joãozinho de Carvalho, a secretária de Saúde Varneli Bemfeito, receberam na tarde de sexta-feira (18/11), dirigentes e alunos da Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP/Curso de Medicina, e provedores e administradores dos Hospitais Nossa Senhora das Dores e Arnaldo Gavazza Filho/Fundação, para a cerimônia de assinatura de convênio que proporcionará a presença de alunos em residência médica no serviço de saúde de Ponte Nova, a partir de janeiro de 2012.
O estágio faz parte da grade curricular do curso de Medicina em Internato Ambulatoriais e Hospitalares de Cirurgia, de Clínica Médica, de Pediatria e de Ginecologia/Obstetrícia e em Internato Rural. Cerca de 30 alunos residirão em uma casa no Centro Histórico.
O convênio beneficiará a população de Ponte Nova, promoverá o crescimento da prestação de serviços no sistema de saúde, e beneficiará os estudantes do Curso de Medicina da UFOP, que serão inseridos em um cenário de prática médica referência da região; e todo o sistema de saúde do Brasil, com a formação de médicos melhor inseridos no sistema de saúde e nas políticas públicas de saúde.
Diversos assessores e secretários municipais, profissionais da área de saúde, vereadores e outras autoridades estiveram presentes no ato. Da UFOP, estiveram presentes: 08 alunos do Curso de Medicina (Marilia, Tchalton, Vinicius Boarati, Natalia, Leonardo, Mariana e Filipe), o Vice-Reitor Antenor Barbosa, Coordenador do Departamento de Ciências Médicas Iure Kalini, o Presidente do Colegiado Márcio Galvão e a Chefe de Gabinete da Vice-Reitoria, Margareth Aparecida.

“É um momento histórico para Ponte Nova. A presença dos alunos em regime de residência, nos hospitais, a partir de janeiro, com certeza dará mais amplitude nos serviços dos nossos bons hospitais. Estamos muito satisfeitos de recebermos este beneficio para a cidade. Que a UFOP seja bem-vinda, e especialmente com os jovens alunos”, destacou o prefeito

“É importante o elo da UFOP e as comunidades do entorno de Ouro Preto. Este convênio permitirá que aproveitemos a estrutura dos hospitais, em favor da população. Digo que estamos muito felizes e com grande apoio da Prefeitura. Num certo tempo atrás, houve um interesse de Ponte Nova em receber o curso de Medicina aqui. Avaliando-se constatou-se que o custo seria muito, daí houve a preferência pela UFOP, pela sua estrutura. È importante frisar que  estamos chegando devagarzinho, e quem sabe o no futuro possamos crescer. A UFOP é do interior, estamos no Vale do Aço e quem sabe em breve possamos estar aqui. Gostaria de dizer que estamos abertos para novas parcerias”, informou o Vice Reitor Antenor Barbosa.

Os alunos Vinicius Boarati e Mariana Rossini disseram estar motivados para poderem realizar um trabalho em prol da comunidade pontenovense e regional.

Em seus pronunciamentos, os dirigentes dos hospitais de Ponte Nova agradeceram e manifestaram o contentamento em receber os alunos para residência médica.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Ponte Nova