sábado, 5 de maio de 2012

Parceria para agregar valor a produtos rurais.

Em uma reunião da nova diretoria da Coplacan, com a participação de técnicos da Emater/MG e do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Alfredo Padovani, na tarde de 26/04, ficou acertado que a entidade assumirá a parte comercial da Unidade de Processamento Mínimo de Hortaliças, construída nas dependências do CVT.  Os equipamentos já estão instalados e as adaptações das obras civis finalizadas, faltando  apenas a conclusão de um novo padrão de energia elétrica.  A unidade funcionará através de um convênio a ser firmado entre a Coplacan e a Prefeitura de Ponte Nova, envolvendo ainda outros parceiros como a Agevale (gestora do CVT), Emater, na parte de assistência técnicos aos agricultores e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), que  cede a tecnologia de processamento de hortaliças e o acompanhamento técnico. A unidade servirá também para aulas práticas e pesquisas de alguns cursos da UFV. Nesse sentido, já foi firmado um convênio entre a instituição de ensino e a Prefeitura de Ponte Nova.
Um dos objetivos do processamento de hortaliças é o de agregar valor às verduras e legumes, produzidos pelos agricultores familiares. Trata-se de um processo que mantém as qualidades nutricionais dos vegetais, oferecendo segurança alimentar e praticidade aos consumidores.
A unidade contará ainda com um caminhão baú refrigerado para o transporte das hortaliças in natura e processadas. Os recursos financeiros para a compra dos equipamentos, do veículo e a para as adaptações do prédio foram conseguidas junto ao Governo do Estado, com contrapartida do município. Os investimentos chegam a R$ 220 mil.